Dificuldades em aprender matemática: Análise de entrevistas com discentes com deficiência visual.

Luí Fellippe da Silva Bellincantta Mollossi, Tatiana Comiotto Menestrina, Marnei Luis Mandler

Resumo


Este artigo objetiva analisar as entrevistas realizadas com deficientes visuais da AJIDEVI - Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais, buscando compreender as dificuldades apresentadas por eles na aprendizagem de matemática. Somando-se a isso, descobriram-se alguns dos problemas e preconceitos encontrados por eles para ingressar ou permanecer na escola. Estes, muitas vezes, não podendo contar nem com o apoio da família, passavam a sensação de que as dificuldades impostas pela deficiência fossem menores do que as dificuldades impostas pela sociedade. Também, através das palavras dos entrevistados, pode-se perceber a evolução da legislação e do início do sistema de inclusão no país, além de todas as consequências positivas que esta política trouxe para a vida dos discentes com dificuldade visual. Tais entrevistas são de grande importância para que se busquem melhorias no ensino de matemática com deficientes visuais, uma vez que conhecendo esses obstáculos, é possível trabalhar de forma a superá-los.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.