O ensino da integral definida na formação docente – o olhar do (futuro) professor

Ivanete Zuchi Siple, Elisandra Bar de Figueiredo, Jaqueline Valle, Dienifer Tainara Cardoso

Resumo


Neste trabalho apresentaremos uma experiência desenvolvida na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública, envolvendo a aplicação de integral definida no contexto da economia. Em geral, a definição de integral definida é feita a partir de soma de Riemann e, suas aplicações mais usuais estão relacionadas a problemas geométricos. Porém, existem várias outras aplicações que são interessantes e que geralmente, em virtude da limitação do cronograma, não são exploradas em sala de aula, por isso propomos um trabalho com o intuito de explorar tais aplicações. Ilustraremos um traço dessa experiência, apresentando para isso uma das aplicações desenvolvidas – benefício ao consumidor, evidenciando as escolhas, as dificuldades e a visão do discente no percurso dessa investigação, bem como as implicações na prática do professor da disciplina.  Assim, esse trabalho possibilitou tantos aos alunos quanto ao professor reflexões sobre a prática pedagógica.  


Texto completo:

PDF

Referências


GOLDSTEIN, Larry J; DAVID C. Lay, DAVID I. Schneider. Matemática aplicada: economia, administração e contabilidade.10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 692 p.

LARSON, Ron; EDWARS, Bruce H. Cálculo com Aplicações. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 710 p.

PPC – MATEMÁTICA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática – universidade pública de..... . 2006. Disponível em ......(versão final)


Apontamentos

  • Não há apontamentos.