Alfabetização matemática na perspectiva do letramento:intervenções possíveis

Lizmari Merlin Greca, Iloine Maria Hartmann Martins, Cristiane Stein, Ângela Ferreira Pires da Trindade

Resumo


Este artigo apresenta como objetivo geral discutir o significado da Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento. Neste estudo leva-se em consideração como se constitui o PNAIC/Matemática e a relevância do uso dos gêneros textuais no processo de alfabetização das crianças. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa investigatória; e a metodologia adotada nesta investigação é de caráter qualitativo. O principal instrumento utilizado na pesquisa foi a coleta de depoimentos escritos dos orientadores de estudo e a coleta de atividades desenvolvidas pelos alunos. Os dados apresentados foram coletados através dos depoimentos dos profissionais e são parciais, visto que esta formação ainda está acontecendo nos municípios do Estado do Paraná. A investigação contou com os depoimentos dos orientadores de estudo do município de Campo Largo – PR referentes às falas das professoras alfabetizadoras e das produções escritas das crianças. Portanto, este trabalho demonstra que é possível a integração dos saberes entre a Língua Portuguesa e a Matemática. 


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