Declarações de professores do 5º ano sobre o ensino de Matemática

Jozeildo Kleberson Barbosa

Resumo


Nesse trabalho apresentamos algumas analises sobre declarações de professores dos anos iniciais sobre suas praticas de trabalho sobre o ensino de Matemática. Apresentamos aqui um recorte de parte de nossa dissertação de mestrado e trouxemos inovações nas analises aqui apresentadas. Para análise dos dados utilizamos a Análise do Conteúdo e para coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas. Entre alguns resultados podemos destacar que os professores demonstraram considerar as situações-problema e o raciocínio lógico como mais importante a ser desenvolvido nos alunos, mas analisando algumas abordagens citadas por eles, percebemos incoerências com esse foco, pesquisas da área.Também apontaram que as orientações são escassas e vagas, e são feitas pelos coordenadores pedagógicos, e afirmam que não sentem nos coordenadores pedagógicos o domínio dos conteúdos que estão trabalhando com os professores.

 Palavras-chave: Ensino de Matemática. Prática profissional de professores. Anos iniciais.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.