Revelações de professores dos anos iniciais sobre itens da Prova Brasil referentes às operações e algoritmos

Jozeildo Kleberson Barbosa

Resumo


Nesse trabalho apresentamos parte de nossa dissertação de mestrado, seu objetivo é fazer considerações sobre o ensino e avaliação de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no que tange as operações matemáticas e os algoritmos. Também trazemos, no decorrer de nossas análises, algumas considerações sobre a formação dos professores dos anos iniciais para o ensino de Matemática. Dentro de uma abordagem qualitativa, utilizamos a Análise do Conteúdo, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental para tratamento dos dados. As questões levantadas no decorrer desse texto nos levam a refletir sobre as necessidades de formação de professores dos anos iniciais para ensinar Matemática. Os professores revelam possuir muitas dificuldades para compreender as questões sobre os itens de avaliação da Prova Brasil referentes às operações e aos algoritmos. Dificuldades que podem oriundas de uma má formação profissional ou da falta de cultura de estudo e reflexão da Prova Brasil e seus elementos, ou a soma destas situações.

 Palavras-chave: Ensino de matemática. Prova Brasil. Operações matemáticas. Algoritmos.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, C. H; LUZIO, N. Avaliação da Educação Básica: em busca da qualidade e equidade no Brasil. Inep/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília. 2005.

BARBOSA, J. K. Revelações de professores do 5º ano de uma escola pública do Vale do Ribeira sobre o ensino, aprendizagem e avaliação em Matemática. 2013. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, Orientadora Profª Drª Edda Curi, São Paulo, 2013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática. Volume 3, SEF, 1997.

________. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE: Prova Brasil 2008: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008. 200 p.

__________. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Prova Brasil e Saeb. Disponível em http://portal.inep.gov.br/. Acesso em: 15/01/12.

CAED/UFJF. Guia de Elaboração de Itens: Matemática. Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2008.

CURI, E. Formação de professores de Matemática: realidade presente e perspectivas futuras. Dissertação de Mestrado, São Paulo, PUC. 2000.

_________. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. Tese de Doutorado, São Paulo, PUC. 2004.

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo. Ed. Atlas, 1985.

MANDARINO, M. C. F. Que conteúdos da Matemática escolar professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental priorizam? Rio de Janeiro: UNIRIO, 2006 – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

____________. Números e Operações (Capítulo 6) In: CARVALHO, J. B. P. F. (Coord.) Matemática / Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. 2010. (Coleção Explorando o Ensino – Vol. 17)

NACARATO, A. M; MENGALI, B. L. S; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte. Autêntica Editora. 2009. (Tendências em Educação Matemática)

PIRES. C. M. C. Educação Matemática: conversas com professores dos anos iniciais. São Paulo. Zapt Editora. 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.