A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO PELA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Pamela Paola Leonardo, Tatiana Comiotto Menestrina, Ivanete Zuchi Siple, Marnei Luis Mandler

Resumo


O curso está em sua segunda edição e visou subsidiar professores de educação infantil, professores de matemática, pedagogos e psicólogos quanto à compreensão da maneira como a criança com idade entre cinco anos, no período da educação infantil, constrói o conceito de número, utilizando como referência a teoria de Piaget. Além disso, teve como objetivo destacar a valorização da autonomia da criança e a importância da interação entre elas, enfatizando atividades que visavam a correspondência termo a termo, seriação e a classificação, utilizando jogos e atividades lúdicas. Para isso, foram utilizadas atividades que abordaram o sistema de numeração, noções geométricas, grandezas e medidas enfatizando a resolução de problemas. As experiências de Piaget foram utilizadas com intuito de oportunizar a estes professores e psicólogos a identificação das fases do desenvolvimento da criança, analisando os seus processos do raciocínio lógico matemático. Foram realizadas aulas presenciais e atividades práticas em ambiente de trabalho. Através das atividades realizadas foi possível analisar as fases do desenvolvimento das crianças participantes do projeto dos professores. Teve-se por finalidade ainda, analisar importância do desenvolvimento das relações para o aprendizado significativo da matemática dentro da educação infantil, com o intuito de oportunizar aos professores o entendimento sobre como a criança apropria-se da linguagem matemática.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil. vol. 3. Brasília: 1998.

CERQUETTI-ABERKANE, F. O ensino da matemática na educação infantil. Porto Alegre. Artes Médicas, 1997.

KAMII, C; DEVRIES, R. A Criança e o Número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Papirus. Campinas: 1984.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (2011). Disponível em < http://bd.camara.gov.br >. Acessado em: 14 jan. 2013.

MENESTRINA, T.C., MANDLER, M. LEONARDO, P.P. 2011. Relatório de extensão/ CCT/ UDESC.

MENESTRINA, T.C., MANDLER, M. LEONARDO, P.P. 2012. Relatório de extensão 2ª edição/ CCT/UDESC.

MENESTRINA, T. C., MANDLER, M. L., LEONARDO, P. L. Matemática na educação infantil: Perspectivas e possibilidades. In: III EIEMAT Escola de Inverno de Educação Matemática e 1º Encontro Nacional

PIBID-Matemática, 2012, Santa Maria. Anais... Santa Maria, 2012. Disponível em:

http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/Anais arquivos/RE/RE_Menestrina_Tatiana.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2013.PIAGET, J; INHELDER, B. A psicologia da criança. São Paulo. DIFEL, 1982.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.