A observação e experimentação científica como agente motivador para a aprendizagem de conceitos matemáticos

Fernando de Candido Pereira, Andressa Mota de Oliveira, Daniele Aparecida Ferreira, Cesar Augusto Machado Freitas

Resumo


Este trabalho apresenta o relato de uma experiência sobre a importância da observação de experimentos científicos como agente motivador no aprendizado de conceitos matemáticos a acadêmicos do curso de licenciatura em matemática de uma universidade na cidade de Lages, na serra catarinense. Esse momento foi propiciado durante uma visita ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS, onde os acadêmicos foram desafiados e orientados a observar e experimentar situações matemáticas fundamentadas no método científico, como aplicações das propriedades de uma equação de segundo grau, determinação do número Pi, estudo de relações trigonométricas em sistemas elétricos, princípio de Arquimedes, dentre outros. Com isso constatou-se que este momento proporcionou a elucidação de conceitos matemáticos que anteriormente estavam obscuros aos acadêmicos, aumentou sua motivação no aprendizado de conteúdos de matemática e despertou o interesse em desenvolver materiais pedagógicos para o ensino de matemática, fator que vai influenciar positivamente em suas posturas como futuros professores de matemática.


Texto completo:

PDF

Referências


POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Tradução Naila Freitas. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

TAPIA, Jesus Alonso; FITA, Enrique Caturla. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz. Tradução Sandra Garcia. 2. ed., São Paulo: Loyola, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.