Manuais pedagógicos e programas de ensino: interpretações da Escola Nova sobre a prática de ensino na formação de professores (1946-1961)

Autores

  • Manuela Priscila de Lima Bueno Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Instituto de Biociências de Rio Claro

Resumo


O presente estudo intenta contribuir para a compreensão do movimento de circulação das ideias da Escola Nova no estado de São Paulo, entre os anos de 1946 e 1961, considerado pela historiografia como período de sedimentação das diretrizes escolanovistas no âmbito normativo de leis e decretos. Para tanto, tomaremos como fonte de pesquisa as prescrições educacionais contidas nos programas de ensino, publicados através de portarias da Secretaria de Estado da Educação e manuais pedagógicos produzidos para uso nos cursos de formação de professores primários, destinados à disciplina de Prática de Ensino/Metodologia e Prática do Ensino Primário, entendendo-os como dispositivos mediadores entre as normas legislativas e a prática docente. Essas fontes configuram um repertório de conhecimentos profissionais, pois reguladas pelo campo doutrinário prescrevem modos para torná-los praticáveis. Pretende-se fazer a análise sob a luz do referencial teórico-metodológico da História Cultural, que proporciona o embasamento para pensar as práticas sociais e pedagógicas como componentes importantes das concepções teóricas e como elementos de consolidação das ideias em circulação. A análise está baseada nos programas de ensino para o curso de formação de professores publicados em 1953, 1954, 1958 e 1960 e, também, nos manuais didáticos: Noções de Prática de Ensino (1951) e Metodologia do Ensino Primário (1952), de Theobaldo Miranda Santos. Tais fontes permitem a compreensão de diferentes apropriações por meio das quais a renovação pedagógica foi posta em circulação, estabelecendo continuidades práticas e contribuindo para a incorporação de saberes à cultura escolar.

Palavras-chave: Circulação de Ideias. Escola Nova. Manuais Pedagógicos. Programas de Ensino. Prática de Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela Priscila de Lima Bueno, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Instituto de Biociências de Rio Claro

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro e Professora de Educação Infantil no município de Araraquara-SP.

Downloads

Publicado

2017-10-24

Como Citar

BUENO, Manuela Priscila de Lima. Manuais pedagógicos e programas de ensino: interpretações da Escola Nova sobre a prática de ensino na formação de professores (1946-1961). Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 264–291, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017264. Acesso em: 20 abr. 2024.