Cachimônia: pela alfabetização lenta

Autores

  • Mitsi Pinheiro de Lacerda Universidade Federal Fluminense

Resumo

Na trajetória histórica da alfabetização, as orientações postas à escrita se deslocaram desde a ideia de que esta seria o ‘registro da fala’, até a compreensão de que leitura e escrita fluem no complexo esforço intelectual da criança, considerada em sua autoria. O objetivo do estudo que subsidiou este artigo foi investigar escritas infantis a partir do entendimento de que estas escritas seriam a ‘representação do pensamento’, refutando o determinismo posto pela fala. Como procedimento metodológico, foram coletadas e analisadas escritas infantis, compreendidas enquanto ‘mônada’ – indissociáveis e plenas de suas próprias histórias. Em sua conclusão, o estudo reivindica uma alfabetização lenta, que acolha as crianças em suas interações, enunciações, discursividades, pensamentos.

Palavras-chave: Alfabetização; Leitura; Escrita.

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Biografia do Autor

Mitsi Pinheiro de Lacerda, Universidade Federal Fluminense

Mitsi Pinheiro de Lacerda é licenciada em Letras pela UEMG, doutora em educação pela USP e professora do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua/RJ. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Cotidianos.

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Publicado

2017-04-27

Como Citar

LACERDA, Mitsi Pinheiro de. Cachimônia: pela alfabetização lenta. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 347–376, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017347. Acesso em: 29 mar. 2024.