Material didático para a educação a distância: um estudo de caso

Autores

  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi CEFET-MG
  • José Wilson Costa PUC-MG
  • Elaine Ribeiro Silva CEFET-MG

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar os materiais didáticos produzidos para o ensino técnico na modalidade a distância da Rede e-Tec Brasil CEFET-MG, baseando-se na proposta de metodologia recursiva de Oliveira, Costa e Moreira (2001). Optou-se pela pesquisa científica de natureza qualitativa. Quanto ao tipo de pesquisa, ela foi exploratória e descritiva. Em relação a procedimentos técnicos, adotaram-se o estudo de caso e a pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados, foram utilizadas a observação do ambiente virtual de aprendizagem e questionários aplicados aos sujeitos envolvidos no primeiro módulo do curso técnico, professores e alunos. Os resultados sinalizaram que os professores não adotam um modelo metodológico para produção de materiais didáticos, apesar de utilizarem algumas práticas consideradas pela literatura como boas práticas para produção de materiais didáticos para EaD. Dessa forma, verificou-se a necessidade da adoção de diretrizes metodológicas para os cursos e a organização e o desenvolvimento de formação de professores.

Palavras-chave: Educação a Distância – Meios Auxiliares; Materiais Didáticos; Ensino Técnico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Professora Titular do CEFET-MG. Possui Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993) e graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987). Atualmente professora Titular do depto de Educação. É diretora da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais e subcoordenadora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, software livre, novas tecnologias, processo de ensino e aprendizagem e educação a distância.

José Wilson Costa, PUC-MG

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Educação e professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor de Ensino Técnico e Profissional do CEFETMG.Tem experiência na área de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: programação de computadores, ambientes de aprendizagem, software educativo, ensino/aprendizagem, educação e ambientes virtuais, educação a distância.

Elaine Ribeiro Silva, CEFET-MG

Mestre em Educação Tecnológica/Tecnologia da Informação - CEFET-MG; especialista em Gerenciamento de Projetos de Software - FUMSOFT; pós-graduada em Educação a Distância - PUC-MG; pós-graduada em Docência do Ensino Superior - Faculdade Pitágoras e graduada em Ciência da Computação com ênfase em Sistemas de Informação - PUC-MG. Coordenadora de Projetos no Projeto de Pesquisa em Educação a Distância para o ensino técnico - eTec - CEFET-MG. Membro do grupo de pesquisa do Mestrado em Educação Tecnológica (AVACEFET-MG). Atua como professora nos cursos de Engenharia e no curso Técnico em Informática (Pronatec) - Faculdade Pitágoras-Betim . Possui mais de dez anos de experiência como Desenvolvedora, Analista de Sistemas e de Requisitos.

Downloads

Publicado

2017-04-27

Como Citar

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; COSTA, José Wilson; SILVA, Elaine Ribeiro. Material didático para a educação a distância: um estudo de caso. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 325–346, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017325. Acesso em: 20 abr. 2024.