Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer

Autores

  • Claudia Coelho Hardagh Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Eloisa Camargo Penna UNiversidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O artigo apresenta o início da pesquisa sobre processos pedagógicos manuais ou tecnológicos, nos Cursos de Design em disciplinas práticas de desenvolvimento de produto. Propomos a discussão sobre o potencial dos dois processos e a análise com relação à valorização do processo tecnológico, com o uso da impressora 3D, em detrimento do processo manual. Trazemos as Diretrizes Curriculares Nacionais e algumas publicações sobre a impressora 3D, no campo da educação, assim como a experiência de uma das pesquisadoras na docência de cursos superiores de Design em que vivencia o distanciamento de práticas que desenvolvem competências manuais e o processo criativo de produtos com modelagem manual que valorizam a autoria do designer no desenvolvimento de suas habilidades. Esta primeira fase do estudo é bibliográfica interdisciplinar e dialoga com as pesquisadoras, docentes do Ensino Superior, que analisam o desenvolvimento de habilidades nos dois processos de aprendizagem do futuro designer.

Palavras-chave: Processos Pedagógicos; Modelagem Manual; Impressora 3D; Habilidades; Designer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Coelho Hardagh, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Historiadora, Socióloga e Pedagoga. Doutora pela PUC-SP em Formação de professores para Tecnologia Educacional. Coordenadora do grupo de pesquisa internacional - REGIET e colaboradora do REA (Open University-England). Atua em temas como: Formação de educadores, Tecnologias – sociais e computacionais, currículo, aprendizagem, design educacional, didática e história da cultura. Avaliadora do Sistema Basis – MEC/ Inep.Professora e pesquisadora do Senac-SP (graduação e lato-sensu) e Universidade Presbiteriana Mackenzie - Programa Educação, Arte e História da Cultura.

Eloisa Camargo Penna, UNiversidade Presbiteriana Mackenzie

Mestranda em Educação, Arte e Historia da Cultura - na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Orientador Norberto Stori). Vinte e nove anos de experiência; dos quais vinte e cinco na área acadêmica no curso de Design; sendo 23 anos na Universidade São Judas Tadeu e treze na faculdades Metropolitanas Unidas AE (FMU). Forte atuação como professora de Modelos e Protótipos e livro publicado na área. Orientadora de Projeto de Produto. . Cinco anos na área profissional atuando como designer, responsável de produto, modeladora e profissional liberal.

Downloads

Publicado

2017-04-27

Como Citar

HARDAGH, Claudia Coelho; PENNA, Eloisa Camargo. Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 285–304, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017285. Acesso em: 24 abr. 2024.