A biométrica no desenvolvimento de produtos: a relação entre forma e função para obtenção de leiautes iniciais
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312910142015087Resumo
O presente trabalho possui como objetivo apresentar de maneira geral como é realizado o processo de desenvolvimento de produtos, com foco na configuração da forma de soluções conceituais por meio da Biomimética. Nesse processo propõe-se uma sistemática para a transição da fase de projeto conceitual para a de projeto preliminar, ou seja, para o desenvolvimento do leiaute inicial das soluções conceituais desenvolvidas. Após uma revisão bibliográfica sobre desenvolvimento de produtos e biomimética apresenta-se a proposta de uma matriz (Matriz FNF) que relaciona funções e formas baseadas em analogias com a natureza, visando oferecer uma alternativa às equipes para a configuração de forma nos elementos da solução conceitual desenvolvida. A matriz FNF é constituída de conteúdos e exemplos da natureza associado com funções técnicas de produtos, servindo como meio de inspiração para a geração de forma. Ao final são apresentados detalhes da referida matriz e exemplos parciais de sua utilização baseado em atividades para a geração do leiaute inicial do produto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.