Abordagens somáticas em dança: uma outra perspectiva em pesquisa e criação.

Paloma Bianchi

Resumo


As abordagens somáticas se encontram amplamente disseminadas nos processos pedagógicos das artes da cena, tanto por promoverem bem-estar e saúde corporal, como por fomentarem diferentes maneiras de aproximação do corpo e sua expressividade. No entanto, ainda persiste a convenção de que as abordagens somáticas contribuem somente na preparação do corpo e no desenvolvimento da consciência corporal, negligenciando seu potencial como agente propositor e criador. Dessa maneira, essas abordagens se restringem a um papel apenas complementar nas práticas criativas das artes da cena. Explanando sobre sua função e problematizando a posição que ocupa nas práticas e vivências artísticas da atualidade, esse artigo visa ampliar e adensar o entendimento dessas abordagens, a fim de alargar os modos de aplicá-las nas artes da cena da contemporaneidade. Para tanto propõe-se uma discussão entre os filósofos Merleau-Ponty e Michel Bernard sobre o conceito de corporeidade, articulando-o com a noção de ética de Spinoza.

Palavras-chave


Artes Cênicas; Dança; Abordagens Somáticas; Corporeidade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1808312909122014033



Direitos autorais 2014 Paloma Bianchi

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.