Método de ensino de software CAD 3D – O vídeo como elemento facilitador da aprendizagem.

Celio Teodorico dos Santos, Claudio de São Plácido Brandão, Walter Dutra Silveira Neto

Resumo


O presente artigo demonstra os resultados obtidos a partir de um experimento com um modelo de tutorial direcionado ao ensino de software CAD Tridimensional. Para o seu desenvolvimento foram identificados elementos tais como texto, vídeo e imagens estáticas, assim como o software que permitiria a criação do tutorial. Para este experimento foi utilizado um grupo de 19(dezenove) estudantes do curso de Bacharelado em Design Industrial, onde realizou-se uma seção em um laboratório de informática, para que o método proposto pudesse ser testado e verificado. Os dados apresentados discutem quais as necessidades e preferências do usuário no processo de execução da tarefa visando uma maior interatividade entre instrumento e aprendiz, na busca de uma aprendizagem facilitadora.


Palavras-chave


Sistemas de ensino- Desenho (Projetos); Produtos novos; Projeto auxiliado por computador

Texto completo:

PDF/A EPUB

Referências


KEEGAN, S.D.; HOLMBERG B.; MOORE, M.; PETERS, O.; DOHMEM, G. Distance Education International Perspectives. Londres: Routllege, 1991.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1993.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na educação: teoria & prática. Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 137-144, set. 2000.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. p.11-65.

NUNES, Ivônio Barros. Noções de educação a distância. 1996. Disponível em: http://www.ibase.org.br/ined ivonio1.html. Acesso em 10 abr. 2008.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; VALENTE, José Armando. A educação a distância possibilitando a formação do professor com base no ciclo da prática pedagógica. In: MORAES, Maria Candida (org.). Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 2002. Cap. 2, p. 27-38.

SILVEIRA NETO, Walter Dutra. Proposta de Método para Criação e Validação de tutoriais - Aprendizagem de Software Gráfico. Tese (Doutorado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21631@1cação a distância possibilitando a formação do professor Com base no ciclo da prática pedagógica. Acesso em 10 set. 2017.

SILVEIRA NETO, Walter Dutra; SANTOS, Célio Teodorico; BRANDÃO, Claudio de São Plácido. Método de ensino de software CAD 3D - O vídeo como elemento facilitador da aprendizagem. In: CONGRESSO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 13., 2018, Joinville. Anais [...]. São Paulo: Blucher, 2019. p. 850-864. Disponível em: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/299621. Acesso em 10 set. 2019.

VALENTE, J. A. (org.) Por Quê o Computador na Educação? In: Computadores e Conhecimento Repensando a Educação. Campinas, SP: UNICAMP, 1993. cap.2, p. 28-54




DOI: https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0005



Direitos autorais 2020 Celio Teodorico dos Santos, Claudio de São Plácido Brandão, Walter Dutra Silveira Neto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Software de verificação de originalidade e prevenção de plágio