Gestão de design para inovação social em um caso de economia solidária

Autores

  • Marco Antonio Weiss Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Eugenio Andrés Díaz Merino Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Giselle Schmidt Alves Díaz Merino Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914222019100

Palavras-chave:

Gestão de Design, Economia Solidária, Inovação Social, Veganismo

Resumo

O tema Inovação Social propõe novas soluções para os problemas sociais, afim de promover transformações sociais que beneficiam o coletivo. Sua relação com o cooperativismo e economia solidária é o foco deste estudo que busca responder como a gestão de design pode contribuir com os empreendimentos de economia solidária com vistas à inovação social. Objetiva realizar um diagnóstico preliminar, por meio da gestão de design, de um grupo de produtores veganos da região de Florianópolis/SC. Optou-se por pesquisa bibliográfica e estudo de caso, sob uma abordagem qualitativa de caráter exploratório com o intuito de aprofundamento da compreensão do grupo social estudado. Como resultado, foi possível mapear as potencialidades e fragilidades dos produtos artesanais veganos ofertados pelos empreendedores. Esse diagnóstico preliminar servirá de base para estratégias de gestão de design de modo a auxiliar os pequenos produtores veganos a melhor desenvolverem suas atividades, bem como na oferta de seus produtos e disseminação do conhecimento sobre o veganismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Weiss, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Pesquisador no Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design - UFSC, trabalhando com os temas inovação social e abordagem sistêmica do design. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Design UFSC, linha de pesquisa em Gestão de Design.

Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2019-04-02

Como Citar

WEISS, Marco Antonio; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de; MERINO, Eugenio Andrés Díaz; MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz. Gestão de design para inovação social em um caso de economia solidária. DAPesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 22, p. 100–120, 2019. DOI: 10.5965/1808312914222019100. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914222019100. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)