Colégio de senhoritas: música original de Chiquinha Gonzaga

Autores

  • Maria Ignez Cruz Mello UDESC
  • Acácio Tadeu de Camargo Piedade Tadeu de Camargo Piedade UDESC
  • Alexandre da Silva Schneider UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312903052008584

Palavras-chave:

Chiquinha Gonzaga, Opereta, Teatro Musicado, Relações de Gênero e Música

Resumo

Em meio às grandes transformações ocorridas no Rio de Janeiro no fim do século XIX e início do século XX, uma mulher surgiu desafiando os padrões da época. A "pianeira", compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga conquistou grande sucesso com seus tangos, polcas, maxixes e, principalmente, com o teatro musicado. Colégio de Senhoritas, opereta de Frederico Cardoso de Menezes com música de Chiquinha Gonzaga, estreou em 1912, um pouco antes do maior sucesso da compositora, a burleta Forrobodó. Pretende-se aqui não apenas resgatar esta obra, há muito tempo arquivada e esquecida, mas também realizar uma análise acurada abordando o contexto em que ela foi composta, discutindo aspectos musicais e questões de relações de gênero nela presentes, destacando o importante papel da compositora para o desenvolvimento da música brasileira.

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Publicado

2019-08-14

Como Citar

CRUZ MELLO, Maria Ignez; TADEU DE CAMARGO PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo Piedade; DA SILVA SCHNEIDER, Alexandre. Colégio de senhoritas: música original de Chiquinha Gonzaga. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 584–594, 2019. DOI: 10.5965/1808312903052008584. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15493. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Música