Hipermídia para aprendizagem análise do curso de moda online eTelestia: módulo fashion design

Carolina A. Carioni Amorim, Luciana D. Lopes, Berenice Santos Gonçalves, Marilia Matos Gonçalves

Resumo


O estudo descrito neste trabalho objetivou compreender como um software educacional disponibiliza recursos para o aprendizado do conteúdo Desenho de Moda tendo em vista critérios do âmbito pedagógico e ergonômico. Para tanto, realizou-se uma “análise parcial” da cópia de demonstração do módulo do curso virtual, a distância, eTelestia – Fashion Design, a partir da seleção de critérios para avaliação de software educacional da TICESE - Técnica de Inspeção de Conformidade Ergonômica de Software Educacional. Devido à limitação de acesso à versão completa do software, foram selecionados os critérios de dois módulos – Módulo I, critério de Classificação, e do Módulo II, critérios de Condução (presteza, legibilidade, e significado dos códigos e denominações) e, critério de Recursos de Apoio à Compreensão dos Conteúdos. A partir da análise, pode-se considerar evidentes as qualidades ergonômicas e pedagógicas com algumas exceções, como falta de glossário e orientação espacial da navegação.


Palavras-chave


hipermídia; software educacional; desenho de moda; ticese

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1808312905072010454



Direitos autorais 2010 Carolina A. Carioni Amorim, Luciana D. Lopes, Berenice Santos Gonçalves, Marilia Matos Gonçalves

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Software de verificação de originalidade e prevenção de plágio