O professor dialógico: algumas propostas práticas para uma oficina teatral

Autores

  • Rodrigo Benza Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312907092012074

Palavras-chave:

professor dialógico, facilitador, teatro com comunidades

Resumo

O artigo reflete em torno da figura do professor dialógico ou facilitador no contexto da prática teatral em comunidades. A partir das minhas próprias experiências de trabalho com diferentes grupos da sociedade peruana, parto do pressuposto de que ao conduzir oficinas de teatro devemos fugir dos estereótipos ligados à condição social, gênero ou raça para nos relacionarmos diretamente com as pessoas presentes. Entendendo que neste tipo de processos não existem fórmulas, apresentarei algumas alternativas para orientar o trabalho do professor, tais como: dar ênfase ao processo e não ao produto, estar muito receptivo às propostas dos participantes, ter flexibilidade na condução da oficina, criando um ambiente de trabalho de liberdade, ter segurança no processo, estar disposto a assumir tarefas alheias às do professor, e reconhecer os seus próprios limites. A base da relação dialógica entre professor e participantes deve ser recriada no decorrer de cada processo, no qual ambos, através da prática teatral, aprendem juntos a desenvolver estas capacidades.

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

BENZA, Rodrigo. O professor dialógico: algumas propostas práticas para uma oficina teatral. DAPesquisa, Florianópolis, v. 7, n. 9, p. 074–083, 2018. DOI: 10.5965/1808312907092012074. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/13947. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artes Cênicas