Editorial

Luciane Mulazani dos Santos, Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Resumo


A parceria entre a Universidade do Minho, de Portugal e a Universidade do Estado de Santa Catarina vem de longa data. No conjunto das ações decorrentes dessa parceria, em 2015, realizamos o primeiro Colóquio Luso-Brasileiro de Educação (COLBEDUCA). Na primeira edição, nos reunimos no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da UDESC, em Florianópolis, para compartilharmos pesquisas e práticas realizadas nas áreas de Desenvolvimento Curricular, Tecnologia Educacional e Educação Matemática. A temática do colóquio, “Currículo, Tecnologias e Ensino: desafios atuais” foi escolhida em função de linhas de pesquisa que aproximam os grupos de pesquisa envolvidos das duas universidades, UDESC e UMinho, além de serem importantes temáticas, sempre com necessidade de debate, para aqueles envolvidos com os modos de se fazer, pensar e discutir a Educação. Desta forma, o evento foi organizado de modo a possibilitar compartilhamento de ideias, reflexões e propostas de ensino e de pesquisa. Além disso, o evento contribuiu para o fortalecimento e a divulgação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UDESC, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da UDESC e do Doutoramento em Ciências da Educação do Instituto de Educação (IE) da UMinho, em busca da socialização e consolidação da produção científica na área da Educação. Na programação, desenvolvida ao longo de dois dias, houve espaço para quatro conferências, uma mesa-redonda e seções de apresentação de trabalhos.

O segundo COLBEDUCA realizou-se nos dias 5 e 6 de setembro de 2017, no Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC, na cidade de Joinville, Santa Catarina. Assim como na primeira edição, foram realizadas discussões nas áreas temáticas Desenvolvimento Curricular; Tecnologia Educacional e Educação Matemática. A novidade dessa edição foi a inserção da área temática Ensino de Ciências, ampliando, assim, as práticas e pesquisas envolvidas. Como tema do evento, escolhemos “Práticas e pesquisas educacionais em debate – desafios para a próxima década” para mobilizarmos reflexões sobre as situações atuais e as perspectivas para a Educação em Brasil e em Portugal. Novamente, o COLBEDUCA envolveu o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias e o Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC e o Doutoramento em Ciências da Educação da UMinho. Foram apresentados 54 trabalhos no formato comunicação oral, 20 no formato pôster e 4 mesas-redondas.

Com satisfação, apresentamos estes anais do II COLBEDUCA, evidenciando práticas e pesquisas luso-brasileiras em Educação que abrem espaços de diálogo e de produção intelectual os quais, esperamos, se renovem e se ampliem na terceira edição do evento, prevista para 2017, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.