Desafios para a próxima década nas pesquisas e práticas sobre Educação Matemática

Marco Aurélio Kalinke

Resumo


As pesquisas em Educação Matemática, como em qualquer área de concentração, têm as suas idiossincrasias e dificuldades. Fazer pesquisa no Brasil está longe de ser uma tarefa simples e viável. O que se consegue fazer hoje normalmente está ligado a grupos isolados ou pesquisadores incansáveis, que sobrevivem às condições a eles impostas. Até este ponto, contudo, não há novidades, mas questionamentos que persistem e que, para que muitas barreiras sejam ultrapassadas, precisam ser respondidos. Eles se constituem em grandes desafios a superar. Entre eles está uma das mais antigas dificuldades relativas às pesquisas educacionais brasileiras: fazer com que os seus resultados produzam efeitos práticos nas realidades das salas de aula. Muito do que se produz não traz reflexos claros e satisfatórios para as práticas educacionais. Há um descolamento do produzido pela academia com o praticado nas escolas. É preciso aproximar olhares e interesses para que a distância existente seja diminuída e, se possível, eliminada. Outra barreira que se impõe ultrapassar trata da inclusão de recursos tecnológicos na prática educacional brasileira, em particular na Educação Matemática. Nem sempre os professores percebem as tecnologias como auxiliares nos processos educacionais por eles desenvolvidos. Elas ainda são vistas como descartáveis, inviáveis, como substitutas em eventuais faltas de professores ou apenas para serem usadas quando há tempo sobrando. A inclusão da linguagem digital interativa em sala de aula não existe e, com esta ausência, perde-se uma ótima possibilidade de incluir nas escolas uma linguagem praticada fora dela. No momento em que seja possível implementar novas práticas nas escolas, com novas metodologias ou especificamente com novas tecnologias, e que as pesquisas sobre elas estejam em consonância com as necessidades dos alunos e professores, estaremos dando um passo enorme para a melhoria da qualidade do ensino no Brasil, em particular no ensino da Matemática.


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