Apontamentos sobre estudos do currículo: questões teóricas

Maria Helena Tomaz, Cléia Demétrio Pereira, Alfredo Balduíno Santos

Resumo


Este texto apresenta alguns apontamentos sobre estudos do currículo a partir de algumas abordagens teóricas que tem contribuído para o debate no campo da teoria do currículo, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre as questões ligadas ao currículo e seus desdobramentos nos contextos educacionais. Centra-se especificamente em abordar o conceito de currículo, considerando que encontra-se atrelado aos estudos investigatórios de doutorandos vinculados a linha de pesquisa ‘desenvolvimento curricular’, do curso de Ciências da Educação, da Universidade do Minho em convênio com a Universidade do Estado de Santa Catarina. O desenvolvimento desse estudo ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, onde as contribuições de Apple (1994), Goodson (2001, 2007, 2013), Pacheco (2001, 2005, 2011), Silva (1996, 1999), Young (2010, 2014) foram fundamentais para ampliar os conhecimentos acerca desse debate.


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Referências


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