Os jogos tradicionais e algumas possibilidades na aprendizagem da Matemática

Josiane Borgmann Viana, Regina Helena Munhoz

Resumo


O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado que tem como intuito além do resgate a alguns dos  jogos  considerados tradicionais, também a inserção destes, ao contexto escolar, especificamente na disciplina de matemática, aproximando-os  ao processo de aprendizagem dos alunos.Neste trabalho, apresenta-se o jogo do Bozo,conhecido em outras regiões  também como caneco ou general, como forma de demonstrar as possíveis relações com a  aprendizagem da matemática,levantando conceitos possíveis de serem trabalhados a  partir do jogo. O jogo foi apresentado  a um grupo de alunos do ensino fundamental II,para que  vivenciassem esses jogos e levantassem hipóteses referentes a conteúdos  matemáticos possíveis de serem explorados.A prática dos jogos, possibilitou  também a elaboração de outras maneiras de jogar  contribuindo dessa forma com o ensino da matemática.

Texto completo:

PDF

Referências


KISHIMOTO, T.M. Jogos tradicionais infantis: o jogo, a criança e a educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2º. ed. 1993.

PAULA & LOPES, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1124.2009. Acesso em 1/08/2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.