(Re)Conhecer-se para Transformar: Modelagens da Pesquisa Socioantropológica

Jéssica Rodrigues do Nascimento, Graziela Franceschet Farias, Rosicleia Machado Virago

Resumo


O presente trabalho alia-se ao Projeto “Educação do Campo, Formação de Professores e Ações Extensionista: uma parceria possível”, financiado pelo Edital 01/2016/PRE/UFSM, que objetiva desenvolver um conjunto de ações práticas que auxiliem na formação inicial e continuada de professores do campo e que nele irão atuar, mediado pela parceria com o Instituto Federal Farroupilha (Campus Jaguari) e o curso de Licenciatura em Educação do Campo. Uma das ações, intitulada “Pesquisa Sócioantropológica: conhecer para transformar”, estabelece como objetivo um círculo de diálogo cuja finalidade é promover um espaço reflexivo sobre a pesquisa socioantropológica, tendo como aporte teórico os estudos de Cunha (1997) e o movimento das recentes pesquisas realizadas no âmbito da Educação do Campo. Nesta perspectiva, potencializamos saberes e experiências tendo como pano de fundo a Escola do Campo, sua comunidade e seus sujeitos/protagonistas, evidenciando que a valorização docente, a vida coletiva em comunidade e as trajetórias pessoais dos sujeitos se sobressaem quando estes assumem a postura protagonista de transformação de uma Educação do Campo em vias de construção e transformação.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Formação do Professor Alfabetizador. Caderno de apresentação. Brasília, MEC, SEB, 2012.

CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora: as narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação. Vol. 23 n. 1-2. São Paulo Jan./Dec. 1997. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100010>. Acesso em: 18 jul. 2016.

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA. Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Jaguari, 2012.

JANER, Jader. O menino que colecionava lugares. Ilustração: Rodi Núñez. Porto Alegre: Mediação, 2013.

SILVESTRI, Rob.Ormie The Pig. Arc Productions Animation e Visual Efects. Animação, 2009. ‘2,34’. Disponível em:< https://youtu.be/EUm-vAOmV1o>. Acesso em: 18 jul. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.