A Química em conto: relato de uma Contação de História em Educação Inclusiva

Jonathan Malone Vieira, Karine Arend, Alex Rodrigues, Otoniel Carvalho de Braga, Ceciliana Aparecida de Mira, Jainara Braga

Resumo


A educação inclusiva tem sido um grande desafio para os professores que atuam no ensino e para os futuros profissionais. Desenvolver atividades adequadas e aplicá-las durante a formação de professores de química foi nosso objetivo. Nossa proposta pedagógica foi a utilização, pelos alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de Licenciatura em Química, de uma história adaptada do Patinho Feio, contada de forma participativa, para alunos da APAE. A aplicação dessa atividade pedagógica foi feita usando diversos recursos e atividades práticas para estimular os diferentes sentidos, adequando à realidade do aluno. Percebeu-se que o uso de histórias inclusivas contadas dessa forma, proporcionou para os alunos com deficiência intelectual diferentes estímulos. A troca de experiência com os alunos e professores da educação especial foi importante para os alunos do PIBID que estão em processo de formação. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.