Reflexões sobre o ensino da Matemática

Beatriz Cestari Dias, Claudete Cargnin, Silvia Teresinha Frizzarini

Resumo


Este artigo tem como objetivo uma reflexão sobre os fatores que contribuem tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, baseada nos dados obtidos por meio da aplicação de dois questionários, um para alunos e outro para os professores de matemática. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e interpretativo com a aplicação dos questionários em duas instituições estaduais de ensino fundamental e médio de uma cidade do interior do Paraná. Como resultado deste trabalho, podemos apontar um levantamento de opiniões, tanto positivas quanto negativas, acerca das metodologias adotadas pelos professores de matemática, fato que oportunizou, aos docentes da disciplina, uma reflexão da sua prática pedagógica com o intuito de repensá-la, buscando assim promover um processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade. Por último, concluímos que tal trabalho também foi útil para que os alunos se sentissem como participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem e não apenas espectadores de aulas reprodutivas, pois, ao responderem os questionários puderam externar seus pontos de vista em relação ao assunto abordado. 


Texto completo:

PDF

Referências


CRATO, N. O “eduquês” em Dircurso Directo. Uma crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista. Gradativa: Lisboa, 2006.

LIBÂNEO, J.C. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011.

LORENZATO, S. Para aprender matemática. 2 ed. rev. – Campinas, SP: Autores Associados. (Coleção Formação de professores) 2008.

MOSER, F. O uso de desafios: Motivação e criatividade nas aulas de matemática. Porto Alegre: Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008.

NACARATO, A. M.; PAIVA, M.A.V. A formação do professor que ensina matemática: estudos e perspectivas a partir das investigações realizadas pelos pesquisadores do GT7 da SBEM. In: ______;_______(orgs.). A formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. 3 ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p.7-26.

RODRIGUES, L. L. A matemática ensinada na escola e a sua relação com o cotidiano. Distrito Federal: Universidade Católica de Brasília, 2004.

RIPPLINGER T.; BRANCHER V. R.. A aprendizagem significativa e o ensino da matemática: algumas reflexões. Santa Maria, RS: Unifra, 2006

SILVA, A. P.; CANTUÁRIO, R. S.; CARGNIN, C.; FONTES, A.S. Tecnologia da Informação e comunicação: um recurso substancial no processo de ensino-aprendizagem da matemática. In: CARGNIN, C.; DEIMLING, N.N.M; FONTES, A.S. A Formação de Professores em foco. Assis-SP: Storbem, 2013, pp. 88-103.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008


Apontamentos

  • Não há apontamentos.