Definição de conceito de número real: discussões e influências de já-encontrados

Gerson Geraldo Chaves, Vera Helena Giusti de Souza, Rosana Nogueira de Lima

Resumo


Neste artigo, apresenta-se uma discussão qualitativa sobre a definição de conceito de número real de 23 estudantes brasileiros de uma terceira série do Ensino Médio, com foco especial na influência do sentido usual da palavra real na definição de conceito desse grupo. Essa discussão é um recorte de uma pesquisa que visa verificar se o entendimento de propriedades dos números reais contribui para a não discretização de intervalos reais. Tem-se como fundamentação teórica as ideias de imagem de conceito, de definição de conceito e a teoria dos Três Mundos da Matemática. A análise das definições de conceito de número real evidencia que o conceito de número real não é claro para mais da metade dos estudantes pesquisados e que, dentre esses, as respostas de quatro deles nos dão indícios de que utilizam o sentido léxico da palavra “real” para definir número real.


Texto completo:

PDF PDF

Referências


BALDINO, Roberto Ribeiro. A Ética de uma definição circular de número real. Boletim de Educação Matemática, ano 9, nº 10, p. 31-52, 1994.

FISHBEIN, Efraim; JEHIAM, Ruth; COHEN, Dorit. The concept of irrational numbers in hig-school students and prospective teachers. Educational Studies in Mathematics, vol. 29, p. 29-44, 1995.

LIMA, Rosana Nogueira de. 2007. 358 f. Equações algébricas no Ensino Médio: uma jornada por diferentes Mundos da Matemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

ROBINET, J. Lés reels: Quels modèles en on les élèves? Educational Studies in Mathematics, vol. 17, nº 4, November, 1986.

SILVA, Ana Lucia Vaz da. 2011. 333 f. Números reais no Ensino Médio: identificando e possibilitando imagens conceituais. Tese (Doutorado em Educação).– Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

SILVA, Paulo Vilhena da; SILVA, Francisco Hermes Santos da; LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de. Os obstáculos linguísticos no ensino-aprendizagem da Matemática. In: X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2010, Salvador. Anais… Salvador: Educação Matemática, Cultura e Diversidade, 2010. Disponível em: www.gente.eti.br/lematec/CDS/ENEM10/artigos/.../T20_CC332.pdf Acesso: 27/07/2016.

SOARES, Eliana Farias e; FERREIRA, Maria Cristina Costa; MOREIRA, Plinio Cavalcanti. Números reais: concepções dos licenciandos e formação Matemática na Licenciatura. Zetetiké, vol. 7, nº 12, p. 95-117, jul/dez, 1999.

TALL, David. How humans learn to think mathematically: exploring the three worlds of mathematics. New York, Cambridge University Press, 2013.

TALL, David; VINNER, Sholmo. Concept image and concept definition in mathematics with particular reference to limits and continuity. Educational Studies in Mathematics, vol. 12, p. 151-169, 1981.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.