O Portfólio Digital como Recurso da Avaliação Pedagógica na Educação Infantil

Elisa Teixeira, Jordelina Beatriz Anacleto Voos, Kétarine de Matos Gomes

Resumo


A evolução digital está presente no contexto educacional, tanto entre o corpo docente quanto entre os discentes, se apresentando como uma ferramenta fundamental no processo de ensino/aprendizagem. Neste sentido, é importante que os professores estejam preparados para reestruturar sua prática pedagógica aperfeiçoando a cultura digital. Como proceder diante da realidade tecnológica frente aos recursos avaliativos deixando o papel em segundo plano? Diante do problema proposto o objetivo desse artigo é descrever o portfólio digital e salientar sua importância como recurso pedagógico de registro e avaliação do ensino/aprendizagem na educação infantil, para que tal objetivo fosse concretizado foi necessário auxiliar os professores durante as atividades docentes efetuando os registros necessários; acompanhar ativamente o processo de organização dos registros efetuados pelos professores para a construção do portfólio digital e vivenciar, em conjunto com os professores envolvidos no projeto, a construção do portfólio digital. Este estudo teve abordagem qualitativa, de cunho etnográfico. Conclui-se que o portfólio digital é essencial nos processos avaliativos, descritivos e de reavaliação da prática docente, enaltecendo que a junção da teoria e prática é indispensável no processo da formação.


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Referências


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