Análise Clássica de Testes: Uma proposta de análise de desempenho dos estudantes na primeira fase da OBMEP

Raíra Elberhardt Nogueira Knüpfer, Aruana Amaral, Elisa Henning

Resumo


Neste artigo buscamos comparar o desempenho de duas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental II na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em uma escola municipal na região de Joinville, Santa Catarina, por meio da quantidade de acertos na prova da olimpíada. A prova aplicada foi a mesma para esse nível, portanto o objetivo era verificar se os alunos diferenciavam, por turma, na quantidade de acertos. Ainda, efetuamos uma análise da prova por meio da Teoria Clássica dos Testes (TCT) que visa avaliar as questões da olimpíada, seguindo os níveis em grau de dificuldade (muito fácil, fácil, moderado, difícil e muito difícil) e, também, busca avaliar os itens no quesito qualidade de acordo com os acertos e erros dos alunos em cada questão.


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Referências


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