Kit Virtual de Apoio: uma proposta para o ensino de gráficos de funções

Wendel Oliveira Silva

Resumo


O presente artigo apresenta o Kit Virtual de Apoio (KVA) que consiste em um pacote de objetos de aprendizagens entre eles vídeos-tutoriais, elucidando passo a passo os procedimentos básicos para as construções de gráficos de famílias de funções polinomiais do 1º e 2º grau, funções exponenciais, logarítmicas e raiz quadrada no software Winplot, analisar elementos constituintes desses gráficos além de applets confeccionados com o software GeoGebra. O KVA foi o produto da dissertação intitulada “Uma proposta para o ensino de funções e suas representações gráficas” no qual investigamos o conhecimento dos alunos de uma turma de 3º período do curso de Licenciatura em Matemática possibilitando analisar e interpretar diversos entes matemáticos intrínsecos aos tipos de gráficos de funções, principalmente na realização das tarefas investigativas que aconteceram no laboratório de informática além de se apresentar como uma excelente ferramenta motivacional e complementar ao processo de ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, K. Uma Aplicação das Inteligências Múltiplas no Aprendizado de Matemática: Representação Gráfica de Função de 1º e 2º Graus. Dissertação de Mestrado - UFSC. Florianópolis, 2002.

BRAGA, Ciro. Função – A Alma do Ensino da Matemática. São Paulo: Annablume; FAPESP, 2006.

DEITEL, H. M; DEITEL, P. J. Java, como programar. Tradução de Carlos Arthur Lang Lisboa. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

GAUDÊNCIO, R. Um Estudo Sobre a Construção do Conceito de Função. Tese de Doutorado. Universidade Federal UFRN. Natal, 2000.

JESUS, A. R., PEIXOTO, A., & MASCARENHAS, M. (2002). Visualizando funções: Famílias de gráficos, retas tangentes e áreas de figuras planas com a utilização de software livre. In I Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. Salvador: Sociedade Brasileira de Matemática.

OLIVEIRA, N. Conceito de Função: Uma abordagem do Processo Ensino-Aprendizagem. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática – PUC/SP. São Paulo, 1997.

SILVA, M. C. O Ensino e a Aprendizagem de Funções: Considerações sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e Pesquisas Desenvolvidas na Educação Matemática. PsicoGlobal: Pt, v. 202, p. 1-11, 2008.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.