Currículo, avaliação e a formação de professores saber docente

Ana Patricia Lima Sampaio, Ana Célia Brandão de Farias Said, Marilda Mendes Loureiro Pinto

Resumo


O presente artigo propõe reflexões sobre o currículo enquanto espaço e elemento político-pedagógico, sobre a avaliação e seu papel na formação e o papel do professor neste processo. Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica para o desenvolvimento do estudo, juntamente com uma pesquisa empírica através do uso de um questionário elaborado com o propósito de verificar até que ponto os professores do IFAM estavam conscientes sobre os temas deste estudo. Após o recebimento dos questionários foi efetuada a análise com base nas pesquisas realizadas para este fim. Constatou-se que existe falta de conhecimento de vários professores que responderam o questionário do que é na realidade currículo e avaliação e a importância de ambos para o contexto escolar. Os resultados apontam para a necessidade de capacitação dos professores durante os encontros pedagógicos, de modo que estes temas sejam reestudados e discutidos, pois os mesmos poderão modificar para melhor o cenário educacional da instituição.


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Referências


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