Ensino de álgebra linear: traços de uma pesquisa

Graciela Moro, Floriano Augusto Veiga Viseu, Ivanete Zuchi Siple

Resumo


Este estudo é um recorte da fase inicial de uma pesquisa de doutorado e tem por objetivo conhecer a prática de ensino de álgebra linear na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e as dificuldades que os professores enfrentam no ensino dessa disciplina. Na procura de compreendermos o significado que os professores dão à sua prática de ensino, adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com professores da instituição que ensinam ou já ensinaram a disciplina. Os resultados mostram que, embora a prática de ensino seja essencialmente expositiva, os professores utilizam abordagens diferenciadas para apresentar e sistematizar os conteúdos. As principais dificuldades relatadas são a abstração e a contextualização dos conteúdos. Esperamos que os resultados do estudo contribuam para a realização de propostas de práticas inovadoras de álgebra linear, que ajudem os professores a melhorar sua prática.


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