Formação de Professores: Um olhar ao discurso do docente

Cláudia Sebastiana Rosa da Silva, Sônia de Fátima Radvanskei, Kellin Cristina Melchior Inocêncio

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de experiência a partir de uma pesquisa realizada em uma instituição da rede pública estadual da região metropolitana de Curitiba/PR sobre a formação de professores inicial e continuada. Esta pesquisa envolveu dez professores do Ensino Fundamental II e teve como objetivo analisar nos discursos aspectos da formação inicial e continuada dos professores a partir de uma entrevista semiestruturada. Apresentou a perspectiva da pesquisa qualitativa por meio da interpretação dos dados coletados nas entrevistas. Os principais autores que subsidiaram a produção desse trabalho foram Nóvoa (1995 e 2009), Tardif (2002) e Marcelo Garcia (1989, 1998, 2009) e ressaltou a importância da formação continuada docente sem diminuir a relevância e necessidade da formação inicial concentradas nos cursos de Pedagogia e licenciaturas. 


Texto completo:

PDF

Referências


MARCELO GARCIA, C. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora,1989.

__________. Pesquisa sobre formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação, 1998, Nº 9, pp. 51-75. Departamento de Didactica, Facultad Ciencias de la Educación, Universidad de Sevilla

__________. Formação de Professores: Para uma mudança educativa. Lisboa: Porto, 1999.

__________. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sisíto / Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n.8, p. 7-16, jan./abr. 2009.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez. – jul. 2005. Disponível em: HTTP://www.pucsp.br/ecurriculum Acessado em 15/03/2016.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

__________. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. Disponível: http://www.slideshare.net/mzylb/antonio-novoa-novo-livro. Acessado em 11/03/2015.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.