I Feira de Matemática Ifes Venda Nova do Imigrante: uma experiência integrando ensino, pesquisa e extensão.

Suzana Grimaldi Machado, Juliana Peterle Ronchi, Lilyane Gonzaga Figueiredo

Resumo


Este relato tem por objetivo comunicar a experiência vivenciada no projeto de extensão I Feira de Matemática – Ifes Venda Nova do Imigrante. Acredita-se que a realização de feiras de matemática pode auxiliar na superação das dificuldades encontradas nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática, ao promover a divulgação e a ampliação dos saberes docentes e discentes para a comunidade. A relação ensino, pesquisa e extensão esteve bem marcada e definida a partir das atividades propostas; o ensino se destacou nas atividades realizadas com os alunos; a pesquisa se apresentou no embasamento teórico e nas discussões dos trabalhos apresentados; e a extensão foi marcada pela integração com a comunidade externa ao Ifes, ampliando a rede e promovendo a difusão da informação do trabalho realizado nas unidades escolares localizadas no município de Venda Nova do Imigrante-ES. Dessa forma, verificou-se que registrar, expor e socializar o trabalho desenvolvido nas escolas podem contribuir para a valorização das práticas educacionais e dos processos de ensino e aprendizagem da matemática.


Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 33 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

TAHAN, Malba. O homem que calculava. 55 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001

SALLES, Sheila. Colaboração universidade-escola: contribuições para o desenvolvimento profissional de professores de matemática. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro – São Paulo, 2005.

SILVA, Hélio dos Santos; TOMELIN, Luciane Zickuhr. Construção, orientação e avaliação de trabalhos em feiras de matemática. Blumenau, SC: Odorizzi, 2008.

SOARES, Rita de Cássia de Souza. Feira de matemática como agente estimulador para a Aprendizagem de matemática Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil,Canoas - Rio Grande do Sul, 2005.

WEFFORT, Madalena Freire. (Org.). Observação, registro, reflexão. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

ZERMIANI, Vilmar José; CABRAL, Sérgio Henrique Lopes. As feiras de matemática e sua contribuição na pré-formação de futuros engenheiros. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2011, Blumenau - SC. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Blumenau: Odorizzi, 2011. v. 1.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.