Animais em extinção que ainda temos em Indaial e Região uma Prática Pedagógica com o uso das tecnologias digitais

Bethina Döth, Rúbia Waldirene Speck Loes

Resumo


Este trabalhado apresenta um relato de experiência de um projeto pedagógico realizado com a turma cinco do quarto ano do Colégio Municipal de Indaial, localizado no munícipio de Indaial, Santa Catarina. O objetivo deste projeto foi criar uma atitude de pesquisador(a) nos estudantes em relação às espécies da fauna silvestre ameaçada de extinção da nossa região do Vale do Itajaí, com ênfase nas relações de interdependência com a flora nativa, de modo a incentivar a necessária preservação dos ‘pedacinhos’ de Mata Atlântica que cabem a cada um dos indivíduos, de importância vital para todos os seres que aqui habitam. Para contribuir com este projeto, foram utilizadas as tecnologias digitais, como um recurso educacional que pode potencializar a conscientização de um meio ambiente preservado e para a valorização da fauna e flora local, nacional e mundial. Deste modo, a utilização da sala informatizada foi como um importante recurso pedagógico, para a inserção do estudante no mundo digital, isso quando utilizada de forma integrada ao currículo escolar por meio do desenvolvimento deste projeto. Percebeu-se neste relato que uma prática ou, uma atividade baseada no uso de softwares educativos, aplicativos e internet, voltados para a Educação, pode potencializar a aprendizagem e aproximar docente e estudante.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Fernando José; FONSECA JÚNIOR, Fernando M. Projetos e ambientes inovadores. Série de Estudos. Educação a distância. Brasília: MEC, SEED, 2000.

ARREGUI, J. O. La interpretación y el desarrollo de los parques nacionais. Valdivia: Universad Austral de Chile, 1975.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Base Nacional Comum Curricular (documento preliminar), 2015.

ESTEBAN, Maria Teresa.(org.) Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em

diferentes áreas do currículo. 8ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

SILVA, Marco. Sala de aula invertida. 4ª edição. São Paulo: Quartet, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.