Jornal Momento Químico

Carlos Eduardo Rocha, Tatiana Comiotto, Skarlet Elizabeth Schubert, Bruna Hammes

Resumo


O presente trabalho aborda a construção de um Jornal de Química, produzido por acadêmicos da graduação em Licenciatura em Química da UDESC - CCT, sob a orientação docente e por uma estudante do curso de jornalismo do IELUSC. Foram apresentados assuntos relacionados à química e a CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, como: A gasolina; O que é o nióbio?; A química dos fogos de artifício; A química do amor; Aromas da primavera; Cerveja. Para cada edição foram realizadas reuniões semanais e o jornal foi distribuído mensalmente. Almejaram-se melhorias na qualidade de ensino, a fim de tornar a aprendizagem significativa e prazerosa. Desenvolveram-se parcerias com plataformas on-line para hospedagem do jornal digital. A produção do jornal de química é considerada como uma estratégia positiva no estímulo ao estudo de química e de CTS. Além disso, o jornal, também objetiva auxiliar professores de química quanto a curiosidades nesta área do conhecimento. 


Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M.. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.

BRAIT, B. (Org.). Bakhtin e o Círculo. São Paulo: Contexto, 2009.

MALDANER, O. A.; SANTOS, W. L. P. Ensino de química em foco. 3 ed. Ijuí: Unijuí, 2013.

MENESTRINA, T.C. Concepção de ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Programa de Pós-graduação em educação científica e tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf> Acesso em 05 de março de 2016.

RODRIGUES, M. O. A integração do recurso-jornal na prática pedagógica do professor: estudo de uma proposta de formação continuada. Dissertação. Curitiba/PR. 2006.

SOUZA, M. D. Práticas de trabalho com jornal impresso: como acontece em sala de aula?. In: IV Seminário Nacional "O Professor e a leitura do Jornal". Campina/SP, 2008.

UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Projeto do curso de licenciatura em química. Joinville, 2007. Disponível em Acesso em 05 de março.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.