Estatística no ensino médio: uma abordagem por meio de uma sequência didática a respeito da dengue

Pâmela Paola Leonardo, Luí Fellippe da Silva Bellincantta Mollossi, Elisa Henning

Resumo


O presente artigo resulta de uma proposta de trabalho da disciplina de Estatística do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias - PPGECMT da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e tem por objetivo compartilhar uma sequência didática para o ensino de estatística no ensino médio, correlacionando este conteúdo à temática da dengue. Esta sequência foi aplicada em quatro turmas de terceiro ano do ensino médio em uma escola estadual do município de Joinville, classes em que lecionam a autora principal deste artigo. Neste texto, estão relatadas as etapas desenvolvidas com as turmas, como a discussão da temática, levantamento de hipóteses, elaboração do questionário, a coleta dos dados e a elaboração e interpretação dos gráficos. Ainda, apresentam-se as constatações dos próprios educandos que analisaram criticamente os resultados, dentre as apurações destaca-se que 90% dos entrevistados não tiveram seu quintal vistoriado por agentes de combate à dengue.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.