Conhecimento Pedagógico e Tecnológico do Conteúdo

Sidnéia Valero Egido, Luciane Mulazani dos Santos

Resumo


Há aproximadamente 12 anos, veio à tona uma nova teoria educacional, o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, conhecido internacionalmente como TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). Pode ser utilizada como uma forma de discutir e orientar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pelos professores. O TPACK resulta de uma mistura complexa e balanceada de conhecimento de conteúdo, de conhecimento pedagógico e de conhecimento tecnológico,  indicados e necessários para o desenvolvimento de  estratégias didáticas e pedagógicas.


Texto completo:

PDF

Referências


KOEHLER, M.; MISHRA, P. Introducing Technological Pedagogical Knowledge. In: AACTE (Eds.). The handbook of technological pedagogical content knowledge for educators. New York, NY: MacMillan, 2008. p. 3‐30.

KOEHLER, M.; MISHRA, P. Technological pedagogical content knowledge: A new framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108 (6), 2006, p. 1017‐1054.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review. 1987, pp. 1‐22.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.