Ler e Filosofar, o difícil é começar: A utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem on e offline de uma escola pública

Ana Patricia Lima Sampaio, Denison Rafael Pereira da Silva

Resumo


O presente artigo visa trazer à tona os resultados da pesquisa-ação na disciplina de Filosofia realizada na escola estadual Monteiro Lobato – Boa Vista/RR. No caminhar metodológico da pesquisa se observou como se deu a apropriação das novas tecnologias pelos alunos do 1º, 2º e 3º, da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos, na tentativa de aprimorar os métodos e técnicas do ensino da filosofia. O objetivo foi trabalhar a motivação e interesse dos alunos para os conteúdos filosóficos, ressignificando as mídias a serem utilizadas em sala de aula, tais como o celular com a criação de grupos de debate no aplicativo whatsapp e utilização de computadores e tablets para acessar o blog criado especificamente para este fim. Assim, como resultado, as novas tecnologias utilizadas representaram os novos instrumentos para o ensino; já os trabalhos apresentados e os grupos de discussão on e off-line representaram os métodos e as técnicas.


Texto completo:

PDF

Referências


PESSOA, Alberto Ricardo; MAIA, Gisele Gomes. As tirinhas como ferramenta de estudo da linguagem oral. Revista Temática. Ano VIII, n.º 04, Abril/2012. Disponível em: <> Acessado em: 10/07/2015.

RIBEIRO; Reuvia de Oliveira; OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. O estágio supervisionado da geografia como projeto de intervenção pedagógica. Disponível em:<> Acessado em: 04/06/2015.

SOUZA, Eduardo Oliveira Ribeiro de; VIANNA, Deise Miranda. Usando quadrinhos para discutir ótica. XX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA – snef 2013, São Paulo, SP. Disponível em: <> Acessado em: 01/06/2015.

SOUZA, Jânua Coely Andrade; BONELA, Luciane Aparecida; DE PAULA; Alexandre Henriques. A importância do estágio supervisionado na formação do profissional da educação física: uma visão docente e discente. Disponível em:<> Acessado em: 04/06/2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.