O conjunto dos números inteiros por meio dos jogos matemáticos: um aprofundamento lúdico

Nicolle Pettenon, Silvia Teresinha Frizzarini

Resumo


Este artigo teve como objetivo diagnosticar as dificuldades encontradas por alunos de uma escola estadual da região de Joinville/SC, percebidas através das observações na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II e trabalhá-las através da metodologia dos jogos matemáticos com o jogo “Triângulo Matemático”, construído por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e também com o recurso das tecnologias no laboratório de informática da escola. Este trabalho visa também levantar aspectos e detalhes a respeito do procedimento de construção e execução, bem como os resultados obtidos pelos alunos. Com estes resultados levantados, pode-se concluir que os objetivos esperados foram alcançados, além consta­tar as interações aluno-professor de extrema importância, de maneira que existiu a evolução intelectual, tanto dos alunos quanto do professor em formação, neste caso. Segundo os alunos da Educação Básica, as dúvidas foram sanadas e o rendimento nas avaliações aumentou, segundo a professora regente das turmas. Ainda, acredita-se que este trabalho terá grande relevância para próximas aplicações de outros projetos nas Escolas de Educação Básica da região.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais, PCN: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p.

_____. Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências Essenciais. Ministério da Educação. Departamento da Educação Básica, CNEB, 2015.

CONFORTO, D. Operações com números inteiros. Prefeitura de Porto Alegre. Disponível em: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/mat_edite/operacoes_numeros_interiros/index_ineiros.htm. Acesso em: 22/03/2016.

D´AMBROSIO U. Da Realidade à Ação: Reflexões sobre Educação e Matemática. Campinas: UNICAMP, 1986.

FRIZZARINI, S. T.; CARGNIN, C. Prática de ensino: Novas tecnologias e jogos didáticos. Maringá - PR, 2015.

GRANDO, R.C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese de Doutorado (Faculdade de Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2016.

GARCIA, V. C. V. História dos números. Disponível em: Acesso em: 23/03/2016.

KISHIMOTO, T.M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1998.

MOURA, M.O. A séria busca no jogo: do lúdico na Matemática. In: KISHIMOTO, T.M. (org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002, p. 73-87.

RIBEIRO, F. D. Jogos e Modelagem na Educação Matemática. Coleção Metodologia do ensino de Matemática e Física. Curitiba: Editora IBPEX, 2008.

SILVA, M. S. Clube de matemática: Jogos educativos e multidisciplinares, volume II. Campinas, SP: Papirus, 2008.

SMOLE, K.S.; DINIZ, M.I.; MILANI, E. Cadernos do Mathema. Jogos Matemáticos – de

°. a 9°. ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.