Formação Docente e PIBID: Olhares nos anos iniciais do ensino fundamental

Lourival José Martins Filho, Alba Regina Battisti de Souza

Resumo


O artigo é resultado de uma pesquisa sobre a formação docente considerando produções teóricas e políticas de formação, mais especificamente o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Trata de um estudo bibliográfico conjugado com a aplicação de um questionário respondido por dez bolsistas. Os dados foram discutidos com base nos princípios da análise de conteúdo. Conclui-se que, em vários aspectos, há consonância entre as produções sobre a formação docente e os relatos dos bolsistas como: maior articulação teoria e prática; reconhecimento do contexto escolar; construção de saberes para a prática docente, com mais autonomia e protagonismo. 


Texto completo:

PDF

Referências


Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000. 251 p.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, LDA, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Portaria nº 260, de dezembro de 2010. Brasília, 2010.

CUNHA, Maria Isabel da. A docência como ação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: ROMANOWSKI, Joana P. et al. Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 31-42.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. Brasília: Plano Editora, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992.

________________. Cartas a Cristina. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1974.

GÓMEZ, Angel Pérez. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 93-114.

MARTINS FILHO, Altino José et al (Org.). Infância Plural: crianças do nosso tempo. Porto Alegre: Mediação, 2006. 120 p.

NÓVOA, António. Os professores e o “novo” espaço público da educação. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude (Org.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 217-233.

________________. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. As transformações atuais do ensino: três cenários possíveis na evolução da profissão de professor? In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude (Org.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 255-277.

_________________. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

SOUZA, Elizeu C. de. A vida com histórias de vida: apontamentos sobre a pesquisa na formação. In: EGGERT, Edla et al. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Livro 1. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 135-154.

ZEICNHER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.