Mediação audiovisual: uma tecnologia para a educação continuada de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social

Letícia de Andrade, Allan Henrique Gomes, Kátia Maheirie

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de um percurso de formação realizado com trabalhadoras da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS/Joinville – SC. O programa de formação foi desenvolvido em parceria com a secretaria municipal de assistência social e configurou-se como projeto de extensão universitária. Contou com a participação de dezoito trabalhadoras e foi realizado em sete encontros, tendo cada um deles aproximadamente três horas de duração. O objetivo da formação foi promover encontros com trabalhadoras de diferentes serviços da proteção social básica sobre suas experiências e processos de trabalho no SUAS. Os encontros tiveram como recurso metodológico as oficinas estéticas, com ênfase na mediação audiovisual e privilegiaram a audiência de obras cinematográficas produzidas em Joinville - SC. A orientação teórica e metodológica deste trabalho foi a Psicologia Sócio Histórica em diálogo com algumas leituras e conceitos da obra de Jacques Rancière. Compreende-se que os encontros possibilitaram vivências diversas com audiovisual e atividades abertas ao processo de significação e com ênfase na criação, que qualificam positivamente as tecnologias educacionais. 


Texto completo:

PDF

Referências


COELHO, Ilanil. Pelas tramas de uma cidade migrante. Joinville: Editora Univille, 2010.

MAHEIRIE, Kátia; URNAU, Lilian. Processos de criação em contextos de desigualdade social. In: ZANELLA, Andréa V.; COSTA, Fabíola C. B.; MAHEIRIE, Kátia; SANDER, Lucilene; DA ROS, Silvia Z. (Orgs.). Educação estética e constituição do sujeito: reflexões em curso.Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2007.

MERHY, Emerson Elias; FRANCO, Túlio Batista. Por uma Composição Técnica do Trabalho em saúde centrada no campo relacional e nas tecnologias leves: Apontando mudanças para os modelos tecno-assistenciais. Saúde em debate, v. 27, n. 65, p. 316-323, 2003.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME (MDS). Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS. Brasília, 2007.

OLIVEIRA, Isabel Fernandes; SOLON, Avrairan Fabrícia Alves Caetano; AMORIM, Keyla Mafalda de Oliveira; DANTAS, Candida Maria Bezerra. A prática psicológica na proteção social básica do SUAS. Psicologia & Sociedade. 23 ed., n. especial, p. 140-149, 2014.

OLIVEIRA, Marcus Vinícius. A ação clínica e os espaços institucionais das políticas públicas: desafios éticos e técnicos. In: CFP. V Seminário Nacional Psicologia e Políticas Públicas - Subjetividade, Cidadania e Políticas Públicas / Brasília: CFP, 2011.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Trad. Ivone Benedetti. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lílian do Valle. 3 ed. Belo Horizonte: Autência, 2015.

REIS, Aline Casanova; ZANELLA, Andrea Vieira. Psicologia Social no campo das políticas públicas: oficinas estéticas e reinvenção de caminhos. Revista de Ciências Humanas, v. 49, n.1, p. 17-34, 2015.

ZANELLA, Andrea Vieira. Sobre olhos, olhares e seu processo de (re)produção. In: Da Ros, Silvia Zanatta. Lenzi, Lucia Helena Correa; Souza, Ana Maria Alves; Gonçalves, Marise Matos (Orgs.). Imagem: intervenção e pesquisa. Florianópolis: UFSC: NUP/CED/UFSC. 2006.

WELLER, Wivian. Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com o método. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 241-260, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.