Proposta didática tecnológica para o ensino das leis de Newton

Ewerton Luiz Silva, Tatiane Cardoso Flôres

Resumo


A Física é conhecida por ser um componente curricular que sofre muitas críticas entre os estudantes, comumente encontramos pesquisas que apontam para o problema da descontextualização nas aulas e para falta de motivação dos alunos para estudá-la. Fundamentado em uma prática motivacional que explora significativamente a utilização de recursos visuais como tirinhas, figuras, bem como vídeos relacionados ao assunto abordado e softwares educacionais, este trabalho apresenta uma proposta didática motivacional/tecnológica para o ensino das leis de Newton. Descreve-se em detalhe, dos objetivos aos momentos pedagógicos, um módulo educacional para ser desenvolvido em quatro aulas, apresentando uma abordagem para ensinar as leis de Newton. Também encontra-se neste trabalho a descrição de um relato de experiência da aplicação deste módulo de ensino em uma turma de primeiro ano do ensino médio.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 1997.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, nº 22, jan/fev/mar/abr, 2003

FIOLHIAIS, C.; TRINDADE, J. Física no Computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, nº 3.

MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto,2009

SERAFIM, M. C., A Falácia da Dicotomia Teórico Prático. Revista Espaço Acadêmico. Disponível em: www.espaçoacademico.com.br,2001

VERGUEIRO, W.; RAMA, A., Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

______________. A pesquisa em quadrinhos no Brasil: a contribuição da universidade. In: Sonia M. Bibe Luyten. (Org.). São Paulo: Hedra, 2005.

VIGOTSKI, L.S., Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Pular uma linha entre cada referência.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.