Grupo de pesquisa em história da ciência e ensino: contribuições para a formação inicial de professores de química

Anelise Grunfeld de Luca, Iara Maitê Campestrini, Gabriel Walz, Ronaldo Castilho, Diane Gisele Fernandes

Resumo


A história da ciência constitui-se uma importante área de estudo e investigação, considerando a construção e a transformação do conhecimento científico ao longo dos tempos. O Grupo em Interfaces de Pesquisa, Estudo e História da Ciência (GIPEHC), formado por professores formadores e acadêmicos do Curso de Licenciatura em Química, tem por objetivo apresentar os caminhos percorridos pelos seus integrantes no que tange: o estudo dos conceitos  envolvendo a história e epistemologia da ciência, conforme Beltran, Saito e Trindade (2014); a investigação e a percepção dos entraves e os debates que proporcionaram a construção do conhecimento científico; e, a percepção dos licenciandos ao desenvolver e vislumbrar aplicações na Educação Básica envolvendo a história da ciência e o ensino. Além disso, outras atividades são objetos de estudo do grupo: a elaboração e aplicação de sequências didáticas a partir de alguns episódios históricos. Um exemplo, é uma sequência didática que vislumbra a Química e Física no estudo da Isomeria Óptica, a partir do estudo do livro: Louis Pasteur: da química à microbiologia de Rodrigues (2015).


Texto completo:

PDF

Referências


BELTRAN, M. H. R; SAITO, F; TRINDADE, L. dos S. P. História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. (Série temas em história da ciência).

RODRIGUES, S. P. Louis Pasteur: da química à microbiologia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. (Série temas em história da ciência).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.