Centum Square: um jogo para os alunos do ensino básico

Sandra Ramos, Lia Raquel Oliveira, Paula Oliveira

Resumo


Da análise do programa curricular do Reino Unido, na secção de Números, encontramos referência ao hundred-square, depois de alguma investigação percebemos que hundred-square pode ser usado para identificar padrões numéricos, sendo um útil recurso para muitas outras atividades matemáticas. Apercebemos que poderíamos usar este útil recurso educativo e criar um jogo digital interativo, nasce assim o Centum-Square. 

O público-alvo são os alunos do primeiro ciclo do ensino básico, e este jogo educativo foi desenhado com o intuito de motivar os alunos a ampliar os seus conhecimentos e reforçar o desenvolvimento, para além de estimular a sua atenção, concentração, memória e raciocínio. Este jogo permite ao aluno desenvolver a noção de número e a compreensão das operações básicas, adição e subtração, bem como a capacidade do cálculo mental.

Realizamos também testes de usabilidade com um grupo de alunos que frequentam o primeiro ciclo do ensino básico e concluímos que os alunos adoraram o Centum-Square. Entretanto, este jogo está já disponível em português, inglês, espanhol, francês e alemão, e depois de ganhar o 1º lugar, a nível nacional, no Best Content Award, representou Portugal no Best Content for Kids European Award, ficando com o 2º lugar a nível europeu.  


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.