A Epistemologia da Educação Matemática e o conhecimento do professor de Matemática

Marnei Luis Mandler, Aruana do Amaral, Maria Alexandra Oliveira Gomes, Luciane Mulazani dos Santos

Resumo


Este texto apresenta um trabalho em andamento, desenvolvido no âmbito de uma pesquisa de doutoramento em Educação Matemática e de uma pesquisa de mestrado profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. Trata-se de um ensaio teórico pautado na tendência epistemológica da Educação Matemática, com enfoque nos saberes que são necessários para a prática profissional do professor de Matemática da Educação Básica. Com aporte teórico em Shulman e Ball, discorremos sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e o Conhecimento Matemático para o Ensino. Ressaltamos que a Epistemologia na Educação traz reflexões a respeito do ensino de matemática, por meio de uma análise que visa a transformar suas metodologias, para que a ação pedagógica do professor deixe de partir de suas próprias vivências enquanto aluno e passe a utilizar os conhecimentos próprios da profissão e a considerar as mudanças ocorridas nos ramos científico e educacional.

Texto completo:

PDF

Referências


BALL, Deborah; THAMES, Mark; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, v.59, n.5, p. 389-407, 2008.

BALL, Deborah.; BASS, Hyman. Toward a practice-based theory of mathematical knowledge for teaching. In: SIMMT,E.;DAVIS, B. (Eds.). Proceedings of the Annual Meeting of the Canadian Mathematics Education Study Group. Kingston, Canada: CMESG Program Committee, p.3-14, 2002.

BALL, Deborah; BASS, Hyman; SLEEP, Laurie; THAMES, Mark. A theory of mathematical knowledge for teaching. Work-session apresentada no ICMI Study 15, Lindoia, Brasil, 2005. Disponível em: http://stwww.weizmann.ac.il/G-math/ICMI/log_in.html. Acesso em: 02 jun. 2016.

BROUSSEAU, Guy. Epistemologia e didática da matemática. A matemática e a sua Didática. Bologna, n. 4, p. 621-655, 2006.

CAMPOS, Tânia M.M.; NUNES, Terezinha. Tendências atuais do ensino e aprendizagem da matemática. Aberto, Brasília, ano 14, n. 62, p. 3-7, 1994.

CAVALCANTI, José Dilson Beserra. As tendências contemporâneas no ensino de Matemática e na pesquisa em Educação Matemática: questões para o debate. 2010. Disponível em: www.uesb.br/mat/semat/seemat2/index_arquivos/mr_d.pdf. Acesso em: 19 mai. 2016.

DAMAZIO, Ademir. A inter-relação pesquisa e tendência em educação matemática: manifestações de inserção social. In: QUARTIERO, E. M.; SOMMER, L. H. (Org.). Pesquisa, educação e inserção social: olhares da região sul. Canoas, RS: ULBRA, 2008. p. 99-119.

D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Papirus Editora, 1996.

D’AMORE Bruno. Epistemologia, Didática da Matemática e Práticas de Ensino. Bolema. Boletim de Educação Matemática. Vol. 20, n. 28, p. 1179-1205, 2007.

FERREIRA, Liliana Soares. Educação, paradigmas e tendências: por uma prática educativa alicerçada na reflexão. Revista Ibero-Americana de Educación, Madrid, v. 1, p. 12-21, 2003.

FERREIRA, Maria Cristina Costa. Conhecimento matemático específico para o ensino na educação básica: a álgebra na escola e na formação do professor. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, 2014.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, ano 3, n. 4, p. 1-36, 1995.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sílvio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

GAIA, Silvia; CESÁRIO, Marilene; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Formação profissional e pessoal: a trajetória de vida de Shulman e suas contribuições para o campo educacional. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.1, n. 1, p. 142-155, 2007.

GUERREIRO, António; FERREIRA, Rosa Antónia Tomás; MENEZES, Luís Martinho, Maria Helena. Comunicação na sala de aula: A perspetiva do ensino exploratório da matemática. Zetetiké, Campinas, v. 23, n. 4, p. 279-295, 2015.

MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. Matemática escolar, matemática científica, saber docente e formação de professores. Zetetiké, Campinas, v.11, n.19, p.57-80, 2003.

PETRONZELLI, Vera Lúcia Lúcio. Educação matemática e a aquisição do conhecimento simbólico: alguns caminhos a serem trilhados. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2002.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v.15, n.2, p.4-14, 1986.

_________ Lee. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987. Tradução de Leda Back. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec| Nova série, v. 4, n. 2, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.