Educação Ambiental e a Matemática Crítica: uma proposta para o ensino de função afim através da fatura de água

Gislaine Mendes Donel, Regina Helena Munhoz

Resumo


Esse artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa em andamento envolvendo a Educação Ambiental Crítica, a Educação Matemática Crítica e o conteúdo de Função Afim. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma proposta de ensino que relacione a Matemática com a realidade do aluno especificamente abordando o consumo de água. Com este intuito apresenta-se num primeiro momento um breve referencial teórico sobre Educação Ambiental Crítica e Educação Matemática Crítica, bem como as conexões que podem ser estabelecidas entre essas áreas. Para finalizar, apresenta-se uma proposta de atividade para o 1º ano do Ensino Médio, em que se busca explorar os cálculos da fatura da água e analisar seus desdobramentos com o intuito de instigar os alunos a refletirem sobre o consumo de água e possibilidades de economia. 

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.