A implantação da BNCC na região de Vale do Itajaí: Um olhar dos licenciandos do PROESDE da Universidade Regional de Blumenau

Luciane Schulz

Resumo


Esse estudo tem por objetivo compreender como está a receptividade dos professores dos municípios da região de Blumenau (SC) em relação à BNCC em seus contextos educativos no ano de 2018. Para tal, esse percurso foi desenvolvido no curso de extensão do Programa de Educação Superior para Desenvolvimento Regional, na Universidade Regional de Blumenau – FURB, com a participação de 45 estudantes de 12 licenciaturas presenciais. Entre as atividades de formação desenvolvidas, os licenciandos participarem das atividades de formação docente das redes Municipais de Blumenau e de Gaspar envolvendo a BNCC e as propostas Municipais. Foram aplicados cem questionários nas Escolas Estaduais e Municipais de Blumenau, Gaspar, Laurentino e Pomerode. Como resultados, os profissionais em sua maioria já haviam tomado conhecimento sobre a BNCC, apontando como desafios maiores ser a possibilidade de Formação Integral do Estudante, necessitando conciliar o novo currículo, a BNCC com a PCSC ou com a proposta do seu Município por meio de formação continuada. Ao integrar licenciandos nas atividades na comunidade acadêmica, a formação assume um papel para e com os professores e neste sentido afirmamos a importância de ações sistematizadas entre as redes de ensino e a universidade relacionando pesquisa e extensão.


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