O ensino da compreensão de leitura na Base Nacional Comum Curricular

Nakita Ani Guckert Marquez, Juliane Dutra da Rosa Silvano, Nathália Andregtoni, Márcia Martins dos Passos, Dalva Maria Alves Godoy

Resumo


No contexto de uma sociedade grafocêntrica, a leitura exerce papel fundamental na vida dos sujeitos. Não é raro, nos depararmos com leitores que apenas decifram o código escrito, mas têm dificuldade em compreender o que leem e, desta forma, não conseguem utilizar a leitura para interagir socialmente. Desta forma destaca-se o ensino da compreensão leitora por sua importância na formação de leitores capazes de, além de decodificar o código escrito, compreender e fazer uso social daquilo que leem. O presente trabalho aborda a importância do ensino da compreensão de leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ao passo que buscou verificar a presença de previsões legais sobre tal assunto no âmbito das políticas públicas educacionais vigentes. Para tal, tomou-se por foco a análise das recomendações curriculares sobre o ensino de compreensão leitora contempladas na Base Nacional Comum Curricular. A partir da análise do documento, constata-se que o mesmo aborda importantes elementos para o trabalho com o ensino da compreensão de leitura, entretanto ainda apresenta aspectos que precisam ser repensados e melhor aprofundados, tais como a formação dos professores e alguns outros processos da leitura referentes à compreensão, os quais ainda aparecem de forma inconsistente e pouco aprofundada.

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