Um pé de quê? Em busca de uma cultura da indagação na sala de aula

Sarah Bahr Pessôa, Sônia Márcia Marcílio Fambomel

Resumo


O presente relato de experiência objetiva discutir o projeto de intervenção do Estágio Curricular Supervisionado dos Anos Iniciais da acadêmica da Universidade da Região de Joinville (Univille) Sarah Bahr Pessôa. O estágio foi realizado em uma escola da rede municipal de Joinville (SC) no ano de 2018 em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental. O projeto de intervenção surgiu das percepções da estagiária ao longo das etapas de observação e inserção em que ela constatou que as crianças das turmas acompanhadas realizavam poucas perguntas sobre os conteúdos abordados durante as aulas. Dessa forma, o projeto teve como objetivo o cultivo da “cultura da indagação” na sala de aula a partir do estudo das árvores de maneira que cada temática foi abordada por meio de uma perspectiva questionadora, partindo de quatro perguntas investigativas. O texto está organizado nas seguintes sessões: introdução, fundamentação teórica, metodologia, relato das práticas pedagógicas, considerações finais e referências.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.