Problematização sobre energia termoelétrica nos anos finais do Ensino Fundamental

Janaina Alves de Souza, Maria da Graça Braga Martin Moraes

Resumo


Dada a necessidade de superação do ensino tradicional a Base Nacional Comum Curricular propõe que o ensino de Ciências no Ensino Fundamental seja construído de forma contextualizada. O presente estudo expõe uma proposta de problematização embasada no ensino por investigação. Nesse caso, a investigação foi sobre energia termoelétrica com foco em transformação de energia. O objetivo foi analisar se a problematização proposta atende os requisitos: Levantamento de soluções ou hipóteses; Apresentação dos conhecimentos prévios; Apropriação do problema pelo aluno. A problematização implementada em uma turma de 7º ano constituiu-se de uma conversa inicial sobre formas de geração de energia elétrica e em seguida uma discussão em pequenos grupos sobre os processos que ocorrem em uma usina termoelétrica. Então, cada grupo apresentou a sua ideia para a turma e escolheram qual hipótese que melhor satisfez a questão. A análise do processo de problematização, indicou que atendeu os critérios de atividade investigativa e que os alunos participaram ativamente indicando hipóteses e soluções de como a energia é produzida a partir da lenha ou carvão. Seus conhecimentos prévios estiveram presentes através da apresentação de conceitos ou exemplos de seu cotidiano. De modo geral, se envolveram na resolução discutindo e refletindo sobre o problema.


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